Contribuição Sindical Urbana

O que é

A Contribuição Sindical Urbana é um tributo obrigatório que deve ser pago por todos que participam de uma determinada categoria econômica, profissional ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato, em favor de uma entidade representativa da respectiva categoria.

Prazos

Os prazos para recolhimento da Contribuição Sindical Ubana estão previstos na CLT, artigos 583 e 587. Os prazos de arrecadação, para as diferentes categorias, são:

• Empregadores - Janeiro;

• Autônomos e Profissionais Liberais - Fevereiro;

• Empregados e trabalhadores avulsos - desconto obrigatório na folha no mês de março e recolhimento no mês de abril pelo empregador.

Pagamento

Você poderá efetuar o pagamento da GRCSU no Internet Banking CAIXA, nos Correspondentes CAIXA Aqui, nas Lotéricas, nos terminais de Auto-atendimento, nas Agências da CAIXA ou na Rede Bancária.

O recolhimento em atraso deverá ser efetuado exclusivamente nas Agências da CAIXA, com o campo Valor do documento preenchido pela Entidade ou pelo Contribuinte com o valor do tributo e os campos relativos a encargos (Multa, Juros e Correção Monetária) a serem preenchidos pelo caixa no momento da arrecadação. Os percentuais relativos aos encargos são os definidos pela CLT, Art. 600:

• Multa cobrada sobre o valor principal, sendo de 10% nos 30 primeiros dias; a cada novo período de 30 dias, ou fração subsequente, a multa terá acréscimo de 2%;

• Juros de mora sobre o valor principal, considerando o número de dias de atraso, aplicando-se o índice de 1% ao mês ou fração;

• Correção monetária sobre o valor principal, com atualização monetária diária, aplicando-se a Selic diária (pro rata), considerando todo o período entre a data de vencimento e a data de pagamento.

Como Efetuar o Pagamento

Acesse o site da Caixa, clique na guia Você, em seguida clique na opção Contribuição Sindical Urbana, isto abrirá este link.

Na barra lateral existe um menu chamado Serviços Online Para Clientes desse Produto nela você encontrará dois botões: Emissão de Guias e Pagamentos.

Ao Clicar em Emissão de Guias aparecerá uma tela com um código de Confirmação de 4 digitos, preecha-o e clique no botão Confirmar.
Na janela seguinte marque a opção Incluir Guias abrirá então uma nova janela com 5 caixas de busca, preencha-as da seguinte forma:

Tipo de Identificação da Entidade: Código da Entidade Sindical

CNPJ 11.020.609/0001-49
ou Código da Entidade Sindical: 89190

Grau da Entidade: Sindicato

Categoria: Empregados

UF: PE

Nome da Entidade: Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado de Pernambuco.

Em seguida clique em Confirmar.

A página seguinte mostra uma lista com as possíveis opções correspondentes a sua busca, marque a opção correspondente ao Sindpenfermagem-PE e clique novamente em Confirmar.
  A próxima página é referente a empresa em que você trabalha, preencha com todos os dados que você souber e confirme novamente.
Em sua janela aparecerá uma tela de confirmação, confira atentamente os dados e, somente se estiver todos corretos clique em Visualizar Impressão, caso contrário clique em Retornar para corrigir o campo incorreto.
Imprima o boleto e leve-o até uma agência da Caixa para efetuar seu pagamento direto no caia ou nos caixas eletrônicos, ou se preferir use o código de barras para pagar via internet banking.